A Fundação Araripe representando a Reserva da Biosfera da Caatinga se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, nesta quarta-feira (22/11), em conversa em Brasília com a proposta de apontar alternativas para o bioma Caatinga.
O encontro é um compromisso do presidente Lula em elaborar planos voltados para prevenção e controle do desmatamento e desenvolvimento sustentável de todos os biomas brasileiros. O Direto Técnico da Fundação Araripe e Presidente da Reserva da Biosfera da Caatinga, Francisco Campello, fez uma abordagem sobre o uso sustentável da Caatinga apresentando a participação do bioma na socioeconomia regional em especial quanto a questão energética, no suporte forrageiro para Pecuária extensiva e no extrativismo sustentável. “Essa inserção do bioma na socioeconomia promove renda, é inclusiva e faz com que possamos ter uma matriz energética a base de biomassa florestal”, ressaltou Campello.
Ele apontou ainda na reunião que esse uso sustentável é estratégico para promover segurança energética, alimentar e hídrica de forma inclusiva, conservando a biodiversidade e mantendo os serviços ecossistêmicos. Outro assunto levantado foi o fortalecimento das unidades de conservação de uso sustentável e que elas possam ser percebidas como unidades estruturantes para um processo de restauração ambiental., no sentido de ofertar sementes para um programa de restauração dentro da caatinga e outros biomas brasileiros, quando se apresenta isso para outras realidades.
Participaram do evento lideranças políticas ligadas ao meio ambiente, o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, o presidente do ICMBio, Mauro Pirese e o secretário de Combate ao Desmatamento, André Lima.