BIOMAS
DO BRASIL

O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna. 

Como a vegetação é um dos componentes mais importantes da biota, seu estado de conservação e de continuidade definem a existência ou não de hábitats para as espécies, a manutenção de serviços ambientais e o fornecimento de bens essenciais à sobrevivência de populações humanas. 

Para a perpetuação da vida nos biomas, é necessário o estabelecimento de políticas públicas ambientais, a identificação de oportunidades para a conservação, uso sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade.

(Fonte: https://antigo.mma.gov.br/biomas.html)

O Programa MAB no Brasil busca criar pelo menos uma reserva da biosfera em cada um dos biomas mencionados acima.

Desta forma, os territórios designados como reservas da biosfera brasileiras abrangem parte dos ambientes e ecossistemas destes biomas.

Algumas reservas brasileiras contemplam mais de um bioma em seu território e em alguns casos são definidas por regiões biogeográficas.

Conheça os Biomas Brasileiros

AMAZÔNIA

É o maior bioma do Brasil e abriga mais de 2.500 espécies de árvores e 30 mil de plantas.
Saiba Mais...

CAATINGA

Ocupa dez estados brasileiros, abriga 1.487 espécies de fauna e e 27 de milhões de pessoas.
Saiba Mais...

CERRADO

Detém 5% da biodiversidade do Planeta e reconhecida como a savana mais rica do mundo.
Saiba Mais...

MATA ATLÂNTICA

Cerca de 15% do território é coberto pelo bioma reconhecido como Patrimônio Nacional.
Saiba Mais...

PAMPA

Contempla paisagens naturais variadas, de serras a planícies, de morros rupestres a coxilhas.
Saiba Mais...

PANTANAL

É considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta.
Saiba Mais...

Regiões Biogeográficas
e as Reservas da Biosfera

Duas regiões geográficas brasileiras foram também muito destacadas em estudos para reconhecimento de reservas da biosfera no Brasil, como os Campos Rupestres na Reserva da Biosfera do Espinhaço e os Ambientes Costeiros – Marinhos  abrangidos pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pela Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e pela Reserva da Biosfera da Caatinga, e também região prioritária da proposta que está sendo finalizada para reconhecimento da Reserva da Biosfera Marinha na Cadeia Vitória – Trindade .

Clique aqui e saiba mais sobre elas!

MapBiomas e a Transformação do Território Brasileiro

O MapBiomas é uma iniciativa multi-institucional, que envolve universidades, ONG e empresas de tecnologia, focada em monitorar as transformações na cobertura e no uso da terra no Brasil. Atualmente, em todo o mundo, esta é a plataforma mais completa, atualizada e detalhada base de dados espaciais de uso da terra em um país, disponível gratuitamente. 

Os dados da Coleção 6 do MapBiomas apresentam os 36 anos (1985 a 2020) dos mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil em escala de 30 m com melhorias na acurácia, nos biomas e novas classes de agricultura. Nesta coleção já foi utilizado o novo limite dos biomas em escala 1:250.000 do IBGE e contam com 25 classes mapeadas. 

O aplicativo do MapBiomas, já tem os limites dos territórios das sete reservas da biosfera brasileiras inseridos em sua base cartográfica.

Confira alguns infográficos, vídeos e publicações:

Todos os dados, mapas, método e códigos do MapBiomas são disponibilizados de forma pública e gratuita no site da iniciativa: mapbiomas.org