Bioma

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é composta por formações florestais nativas (Floresta Ombrófila Densa; Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias; Floresta Ombrófila Aberta; Floresta Estacional Semidecidual; e Floresta Estacional Decidual), e ecossistemas associados (manguezais, vegetação de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste).

Originalmente, o bioma ocupava mais de 1,3 milhões de km² em 17 estados do território brasileiro, estendendo-se por grande parte da costa do país. Porém, devido à ocupação e atividades humanas na região, hoje restam cerca de 29% de sua cobertura original. Mesmo assim, estima-se que existam na Mata Atlântica cerca de 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Em relação à fauna, o bioma abriga, aproximadamente, 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.

Além de ser uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, a Mata Atlântica fornece serviços ecossistêmicos essenciais para os 145 milhões de brasileiros que vivem nela.                                                    

(Fonte: https://antigo.mma.gov.br/biomas/mataatl%C3%A2ntica_emdesenvolvimento.html)

MapBiomas e a Transformação do Território Brasileiro

Levantamento inédito do MapBiomas mostra que “importantes bacias hidrográficas da região têm cobertura florestal baixa, ao redor de apenas 20% . Um quarto da cobertura florestal da Mata Atlântica está preservado. O dado foi obtido pelo MapBiomas a partir do mapeamento de imagens de satélite entre 1985 e 2020 segundo os contornos determinados pela Lei n° 11.428 de 2006, também conhecida como Lei da Mata Atlântica. Com isso, foram analisados todos os remanescentes florestais do bioma, incluindo partes do Piauí e Ceará. Os 465.711 km2 remanescentes da Mata Atlântica são encontrados em 17 estados (a área contínua estende-se por apenas 15 estados). 

O mapeamento das transformações da Mata Atlântica indica que a cobertura florestal passou de 27,1% em 1985 para 25,8% em 2020. Atualmente, outros 25% são ocupados por pastagens; 16,5% por mosaicos de agricultura e pastagens; 15% pela agricultura; 10,5% por formação savânica e outras naturais. 

A cobertura florestal manteve-se praticamente estável nos últimos 30 anos, após um período de alto desmatamento ocorrido entre 1985 e 1990.  Por trás dessa estabilidade, no entanto, esconde-se a perda de florestas maduras e a regeneração de  matas jovens. Entre 1985 e 2020 a perda de vegetação primária foi de 10 milhões de hectares. Nesse mesmo período, a área de vegetação secundária ganhou 9 milhões de hectares. Essa perda ainda pode ser observada em determinadas regiões do bioma, como as florestas de araucárias do Paraná e ao norte de Minas Gerais, na fronteira com a Bahia.  O mesmo processo ocorre em áreas de campos naturais, como na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre 1985 e 2020, a perda de formações campestres foi de 28%.” 

“A aparente estabilidade da cobertura florestal da Mata Atlântica é enganosa porque existe uma diferença de qualidade entre uma mata madura, rica em biodiversidade e com carbono estocado, de uma área em recuperação”, alerta Marcos Rosa, coordenador técnico do MapBiomas ”

(Fonte: https://mapbiomas.org/mata-atlantica-o-desafio-de-zerar-o-desmatamento-no-bioma-onde-vivem-mais-de-70-da-populacao-brasileira-1)

Materiais do MAPBIOMAS

Confira os principais destaques da Mata Atlântica sobre Cobertura e Uso da Terra de 1985 à 2020

Conheça os Biomas Brasileiros

AMAZÔNIA

É o maior bioma do Brasil e abriga mais de 2.500 espécies de árvores e 30 mil de plantas.
Saiba Mais...

CAATINGA

Ocupa dez estados brasileiros, abriga 1.487 espécies de fauna e e 27 de milhões de pessoas.
Saiba Mais...

CERRADO

Detém 5% da biodiversidade do Planeta e reconhecida como a savana mais rica do mundo.
Saiba Mais...

MATA ATLÂNTICA

Cerca de 15% do território é coberto pelo bioma reconhecido como Patrimônio Nacional.
Saiba Mais...

PAMPA

Contempla paisagens naturais variadas, de serras a planícies, de morros rupestres a coxilhas.
Saiba Mais...

PANTANAL

É considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta.
Saiba Mais...