Reserva da Biosfera
do Pantanal

Extensão
Territorial

60.000.000
hectares

X
municípios

em
3 estados

Zona
Núcleo

hectares

 

Zona de
Amortecimento
e Conectividade

hectares

Zona de
Transição e
Cooperação

hectares

Território da RBPA

A Reserva da Biosfera (RB), abrange uma área de 264.176 km², nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e uma pequena parcela de Goiás. Cobre a região de abrangência do Pantanal Mato-Grossense e de áreas de influência das cabeceiras dos rios que estruturam o sistema hídrico da planície pantaneira e visa: contribuir para a conservação de paisagens,
ecossistemas, espécies; fomentar o desenvolvimento económico e humano que seja sociocultural e ecologicamente sustentado; apoiar projetos demonstrativos, educação ambiental e capacitação, pesquisa e monitorização relacionados com os temas locais, regionais, nacionais e globais da conservação e do desenvolvimento sustentado.

Estruturar projeto-piloto para produtos da socio biodiversidade com a criação do selo RB Pantanal, o selo da Unesco e da Reserva, servindo como identificação de origem de produtos e atividades turísticas e culturais, sendo as práticas sustentáveis existentes nesses espaços incentivadas, de forma a fortalecer a relação do Homem com a natureza, a preservar os recursos naturais e a identidade de seus habitantes.

A criação de Brigadas voluntárias é um enorme desafio no Pantanal, a maior área húmida da América do Sul e um dos maiores reservatórios de biodiversidade do mundo. Em 2000, parte desta eco região, Área de Conservação do Pantanal foi inscrita na Lista do Património Mundial da UNESCO. No mesmo ano, 26.4 milhões de hectares foram nomeados Reserva da Biosfera daUNESCO. Esta imensa área enfrenta incêndios sem precedentes devido a uma combinação de fatores: chuvas abaixo da média histórica; baixa humidade relativa; altas temperaturas e incêndios antrópicos para práticas de pecuária; Mais de 1.950.000,00 ha foram destruídos por incêndios não controlados até agora. A Área de Conservação do Pantanal corre sérios riscos se nada for feito.

Principais Atividades na Área da Reserva

Na Reserva da Biosfera do Pantanal as principais atividades desenvolvidas são Pecuária tradicional, mineração, agricultura mecanizada de grãos, turismo, transporte de cargas, pesca artesanal, produção de álcool.

Características Ecológicas do Território

A Bacia do Rio Paraguai possui no Pantanal uma das maiores extensões de áreas inundadas do planeta, com 147.574 km², e liga o Cerrado brasileiro ao Chaco Boliviano e Paraguaio.

O Pantanal apresenta um mosaico paisagístico integrado, com influência predominante do Cerrado a leste. Recebe a influência florística da Mata Atlântica, também a leste, do Amazonas ao norte e do Chaco a oeste.

Em algumas áreas existem fragmentos de Caatinga. No Planalto predomina o Cerrado. Há uma abundância de avifauna, especialmente aves aquáticas, que se reúnem em torno de alimentos sazonais ou recursos reprodutivos, em muitos casos formando grandes ninhos.

Os mamíferos são amplamente distribuídos e encontram nichos alimentares e reprodutivos na planície pantaneira. O endemismo é baixo, apesar da existência de espécies oficialmente classificadas como ameaçadas de extinção.

O regime hidrológico é de fundamental importância para o funcionamento do sistema, uma vez que a produtividade ecológica é determinada pela dinâmica ou pelo pulso hidrológico dos rios, pelas propriedades físicas, condições químicas e microbiológicas do substrato e pelas comunidades de plantas e animais adaptadas às condições de solo saturado ou inundado. 

RBPA em Notícia

Confira as últimas notícias da Reserva da Biosfera do Pantanal

A Rede Brasileira de Reservas da Biosfera convida você para participar do evento paralelo...

O evento tem por objetivo mobilizar e criar condições para que a juventude Iberoamericana...

Fonte: oeco.org.br

Em um único ano, o país perdeu 16.557km² de vegetação nativa, área...

REDE BRASILEIRA DE JOVENS DAS RESERVAS DA BIOSFERA PARTICIPA DA 35ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO...

Publicação oficial do MAB/Unesco do TGBR-Guia Técnico para Reservas da Biosfera, aprovado pelo ICC-MAB...

Em seguimento ao Fórum sobre Biodiversidade da UNESCO, realizado em 24 de março, a...

Representantes das Reservas da Biosfera brasileiras estiveram reunidos nesta quinta-feira (21/09), no Ministério do...

Principais Figuras de Proteção

A legislação brasileira que trata das áreas de preservação permanente e das unidades de conservação da biodiversidade.

 

SAIBA MAIS SOBRE A RBPA:
www.rbpantanal.org.br

PRESIDENTE:
Professora Dra. Carolina Joana da Silva
Email: carol.biomt@gmail.com |  Tel: (55) 65 99989-9825

VICE-PRESIDENTE:
Eduardo Cruzeta
Email:   |  Tel: (55) 

SECRETARIA EXECUTIVA:
Gabriela Priante
Email: |  Tel: (55)