Curso Território e Monitoramento

O Curso “Territórios de Reservas da Biosfera, Geoparques Mundiais e o Monitoramento pelo MapBiomas – Brasil” tem como objetivo capacitar técnicos e parceiros do sistema de gestão das Reservas da Biosfera e Geoparques Mundiais reconhecidos pela UNESCO no Brasil, visando a melhor utilização das informações e tecnologias do MapBiomas nos processos de monitoramento, conservação e enfrentamento da crise climática, bem como na difusão e partilha de conhecimentos e informações sobre estes territórios.

Desde a sua concepção o presente Curso contou com a parceria da Rede MapBiomas, disponibilizando suas informações e equipe para realização deste processo de capacitação, com a colaboração de representantes e pontos focais dos Reservas da Biosfera e do Geoparques Mundiais, e o apoio direto dos Escritórios UNESCO do Brasil e de Montevidéu.

Como descrito nas abas abaixo, o Curso está dividido em 3 Módulos para que o aluno evolua por etapas e de forma progressiva. Ao termino de cada videoaula e ao final dos módulos, são propostas avaliações para futuras melhorias no Curso.

Inscreva-se e realize um bom Curso!

QUEM PODE PARTICIPAR DO CURSO?

Qualquer pessoa que desenvolva trabalhos técnicos, que seja parceiro ou que tenha interesse em conhecer melhor as Reservas da Biosfera e os Geoparques Mundiais reconhecidos no Brasil a partir do monitoramento pelo MapBiomas

Informamos que os vídeos apresentados no módulo 1 e 2 estão disponíveis no Multimídia deste site, para que as informações possam chegar ao maior número de pessoas. Porém, para conseguir o certificado do curso, é exigida a inscrição e a experiência completa dentro da plataforma do curso.

No “Modulo 1 – Os Programas MAB e Geociências UNESCO, as Reservas da Biosfera e os Geoparques Mundiais no Brasil” são contextualizados e apresentados, de forma sintética, o Programa Internacional do MaB UNESCO, as sete Reservas da Biosfera Brasileiras, o Programa Internacional Geociências UNESCO e os três Geoparques Mundiais no Brasil.

Como abertura do módulo temos a gravação de um Webnario, realizado ao vivo no dia 06 de setembro de 2022, seguido de videoaulas que apresentam com mais detalhe os Programas UNESCO e cada uma das Reservas da Biosfera e dos Geoparques Mundiais no Brasil, além de material complementar e de apoio contendo vídeos, textos e imagens sobre estes temas.

Conteúdo do Curso

Expandir
Aula Inaugural - Transmitido dia 06/09
A Plataforma Climática e os Programas MAB e Geociências UNESCO na América Latina
O Programa MAB UNESCO e as Reservas da Biosfera
O Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO
Avaliação do Módulo 1

O “Módulo 2 – MapBiomas: Plataforma de Uso e Cobertura da Terra, Módulos Temáticos e MapBiomas Alertas” tem como introdução a live de lançamento da Coleção 7 do MapBiomas, seguido da gravação do Webinar de Abertura do módulo, transmitido ao vivo no dia 20 de setembro de 2022, onde é apresentada a Visão Geral da Plataforma de Uso e Cobertura da Terra, Módulos Temáticos e MapBiomas Alertas, suas funcionalidades, incluindo o processo de alertas (validação, refinamento e integração) e como consultá-los.

Além deste Webnario, são disponibilizadas na plataforma do Curso as videoaulas temáticas da Coleção 07 do MapBiomas, sobre os seguintes temas e subtemas: Desmatamento e Regeneração, Irrigação, Pastagem, Infraestrutura, Fogo, Água, Mineração, MapBiomas Alertas e suas outras iniciativas, como Prêmio MapBiomas, MapBiomas Fogo e MapBiomas Água.

 

Conteúdo do Curso

Expandir
Introdução
Webinar: Como usar as Plataformas MapBiomas
MapBiomas Uso e Cobertura da Terra
Conteúdo do Aula
0% Concluído 0/1 Passos
Conteúdo do Aula
0% Concluído 0/1 Passos
MapBiomas Alerta
Conteúdo do Aula
0% Concluído 0/1 Passos
BÔNUS - Tutoriais
Avaliação do Módulo 2

Diferente dos anteriores, o “Modulo 3 – Aprofundamento Técnico para Uso dos dados da Plataforma MapBiomas” mostra como colocar em pratica os ensinamentos sobre os programas da UNESCO, as Reservas da Biosfera, os Geoparques Mundiais e a plataforma MapBiomas adquiridos nos Módulos 1 e 2.

Disponiblizamos a gravação de 3 webnários realizados ao vivo entre 28 de setembro e 27 de outubro de 2022 onde, primeiramente, foi realizado um aprofundamento técnico para Uso dos dados da Plataforma  MapBiomas, seguido da proposta e apresentação dos resultados dos exercícios temáticos e um balanço dos resultados alcançados com o curso em quase 2 meses do lançamento.

Os Webnarios técnicos e interativos, tiveram vagas limitadas para 100 pessoas selecionadas pela coordenação de cada Reserva da Biosfera e de cada Geoparque Mundial, de acordo com os critérios pré definidos e acordados com a equipe técnica do Projeto, possibilitando melhor interação e resultados. E agora fica como exemplo para que mais pessoas possam aplicar os ensinamentos em suas realidades.

Módulo 1 – Os Programas MAB e Geociências UNESCOe as Reservas da Biosfera e Geoparques Mundiais no Brasil

Um Curso Completo

O Curso On-line “Territórios de Reservas da Biosfera, Geoparques Mundiais e o Monitoramento MapBiomas” foi pensada tanto para os profissionais da área, quanto para quem está entrando no sistema de gestão dos sítios da UNESCO.

Assista a Live de Lançamento do Curso
e conheça todos os envolvidos

O Curso “Territórios de Reservas da Biosfera, Geoparques Mundiais e o Monitoramento pelo MapBiomas - Brasil” é uma iniciativa conjunta para capacitação de técnicos e parceiros do sistema de gestão das Reservas da Biosfera e Geoparques Mundiais reconhecidos pela UNESCO no Brasil, visando a melhor utilização das informações e tecnologias do MapBiomas nos processos de monitoramento, conservação e enfrentamento da crise climática, bem como na difusão e partilha de conhecimentos e informações sobre estes territórios.