A Rede Mundial de Reservas da Biosfera

A Rede Mundial de Reservas da Biosfera do Programa MAB consiste em uma rede dinâmica e interativa de locais de excelência. Promove a integração harmoniosa das pessoas e da natureza para o desenvolvimento sustentável por meio do diálogo participativo; compartilhamento de conhecimento; redução da pobreza e melhorias no bem-estar humano; respeito pelos valores culturais e capacidade da sociedade para lidar com as mudanças – contribuindo assim para a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assim, a Rede é uma das principais ferramentas internacionais para desenvolver e implementar abordagens de desenvolvimento sustentável em uma ampla gama de contextos.

A Rede Mundial de Reservas da Biosfera promove a colaboração Norte-Sul e Sul-Sul e representa uma ferramenta única para a cooperação internacional por meio do compartilhamento de conhecimento, troca de experiências, capacitação e promoção de melhores práticas.

Existem 738 reservas da biosfera em 134 países, incluindo 22 áreas transfronteiriças, que são distribuídas da seguinte forma:

86 RB em 31 países na África

168 RB em 40 países na Ásia e no Pacífico

35 RB em 14 países nos Estados Árabes

306 RB em 24 países na Europa e América do Norte

132 sítios em 22 países da América Latina e Caribe

Redes de Ecossistemas e Temas Específicos

Uma característica chave do Programa MAB é a construção de uma cooperação internacional, regional, sub-regional e específica para ecossistemas, apoiado por suas redes regionais e temáticas de reservas da biosfera.

Redes Regionais e Inter-Regionais

As redes regionais e sub-regionais têm um papel fundamental a desempenhar na troca de informações e experiências a nível regional, nomeadamente em:

África

Estados árabes

Ásia e Pacífico

Europa e América do Norte

Redes Específicas do Ecossistema

As redes de ecossistemas e temas específicos fornecem informações valiosas sobre modelos de desenvolvimento sustentável e possibilidades de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, que  incluem redes e pesquisas, capacitação e colaborações educacionais em:
.

Terras Secas

Manguezais

Montanhas

Savanas

Floresta tropical

Zonas úmidas

Áreas Marinhas, Costeiras e Insulares

REDE REGIONAL IBEROMAB

A Rede Ibero-americana MAB (IBERO MAB), presidida pelo México e com ponto focal no Secretariado do MaB na Espanha , foi criada em 1992 foi em Caracas, Venezuela. É composta por 22 países da América Latina e Caribe, Portugal e Espanha. A Rede Ibero-americana do MAB visa fortalecer o Programa MAB nos países da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal, notadamente através da consolidação de seus Comitês Nacionais MAB e vínculos cooperativos, e promover a criação de novas reservas da biosfera.

O primeiro Plano de Ação da Rede IBEROMAB 2010-2018 foi aprovado na Conferência Ibero-americana de Reservas da Biosfera realizada em Puerto Morelos (Estado de Quintana Roo, México) em 2010, que   reuniu 102 participantes de 21 países,  juntamente  com a Declaração de Puerto Morelos, sobre mudanças climáticas e reservas da biosfera.

O atual Plano de Ação IberoMAB 2018-2025, foi aprovado no 18º Encontro da Rede,  realizado na cidade de Santa Marta, Colômbia, de 7 a 9 de maio de 2018,  organizado pela Rede IberoMAB, Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia, Governadoria de Magdalena, o Secretariado do MAB, Escritório Regional da UNESCO para a Ciência para a América Latina e o Caribe e os Escritórios da UNESCO em San José e Quito, quando também foram  aprovados os Acordos Santa Marta.

O programa MaB na região vem logrando de vários êxitos decorrentes das oportunidades de intercâmbio de conhecimento e experiências para conservação e sustentabilidade desses territórios , por meio de uma governança inclusiva e voltada para  uma ação colaborativa de cumprimento dos protocolos e compromissos da Agenda Global . 

As Reservas da Biosfera  brasileiras regionalmente estão vinculadas mais efetivamente à Rede Regional IBEROMAB, participando sempre que possível de suas iniciativas, programas  e encontros regionais. 

Em junho de 2002, no Rio de Janeiro, foi organizado, sob a liderança da  RBMA,  a 4º Reunião do IBEROMAB, e em 2009 o “1º Seminário Iberoamericano  de Gestão Costeira e Marinha em  Reservas da Biosfera”,  também no Rio de Janeiro, contando com a parceria da Agência Costeira Brasileira  e da Rede IBEROMAB.

Em 2012, a Reserva da Biosfera da Caatinga promoveu em Petrolina – PE, com a participação da IBEROMAB, o primeiro encontro de Reservas da Biosfera do Semi-Árido, e  2013, com apoio dos Governos do Estado do Ceará e da Bahia e patrocínio do Banco Mundial, a RBCA promoveu uma reunião da Rede Ibero-Americana de Reservas da Biosfera, ocorrida em Fortaleza e em Serra das Almas, no estado do Ceará.

Focada na implantação da Agenda 21, foi criada em 1993 a Rede Ibero-Americana de Reservas da Biosfera – CYTED/UNESCO, sediada na Costa Rica e que envolve os gestores, pessoas e instituições das Reservas da Biosfera da região. Entre suas principais contribuições estão seminários e cursos voltados à capacitação de gestores para as Reservas e documentos sobre esse tema. O Brasil é também membro fundador da Rede Ibero-Americana de RB.

Rede Mundial de Reservas da Biosfera Insulares e Costeiras

(WNICBR – World Network of Island and Coastal Biosphere Reserves)

As reservas da biosfera de ilhas e áreas costeiras em todo o mundo têm diferentes características naturais, culturais, socioeconômicas e políticas. No entanto, eles também têm problemas semelhantes e específicos que podem ser tratados de uma maneira comum. 

Essas áreas, especialmente pequenas ilhas no Caribe e na região da Ásia-Pacífico, são altamente vulneráveis ​​às mudanças climáticas, cujos impactos causam pobreza, desastres naturais, despovoamento, perda da cultura tradicional e o efeito prejudicial de espécies invasoras. Isto altera o equilíbrio dos ecossistemas das ilhas marinhas e terrestres e causa a perda irreversível da biodiversidade.

Estabelecida em 2012, a Rede Mundial de Reservas da Biosfera Insular e Costeira tem como objetivo estudar, implementar e divulgar estratégias insulares e costeiras para preservar a biodiversidade e o patrimônio, promover o desenvolvimento sustentável e se adaptar e mitigar os efeitos das mudanças climáticas. As suas duas sedes técnicas coordenam a rede e trabalham juntas a nível global: o escritório na ilha de Jeju (República da Coreia) centra-se nas questões das alterações climáticas e o outro em Menorca (Espanha) é especializado no desenvolvimento sustentável. Esta rede é formada por representantes de 20 ilhas e reservas da biosfera costeira de todo o mundo e está aberta a todas as ilhas e reservas da biosfera costeira que queiram aderir. 

A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica  aderiu à WNICBR contribuindo, a partir do seu Programa Costa e Mar, com o intercâmbio de experiências e para a formulação de critérios técnicos para reconhecimento de RB  em ambientes costeiros e marinhos, a partir dos estudos na região do Banco dos Abrolhos e da Cadeia Vitória – Trindade,  considerada de extrema prioridade para conservação da biodiversidade no Atlântico Sul, e definida como ABSAS –  Ecologically or Biologically Significant Marine Areas (Metas CDB 2020), áreas  Marinhas de Importância Ecológica ou Biológica, seleciondas como prioritárias para as Metas CDB 2020.

Novas Iniciativas de Construção de Redes Regionais e Temáticas

Construção e ampliação de uma rede internacional, de redes regionais, sub-regionais e de ecossistema específicos é uma característica fundamental do Programa MAB.Existem sempre várias  redes regionais ou temáticas em construção. Dentre essas as reservas da biosfera  brasileiras  aderiram e vem participando mais efetivamente da construção da Rede Reservas da Biosfera Lusófonas – CPLP e da Rede CaveMAB.

Rede de Reservas da Biosfera Lusófonas – CPLP

A Rede de Reservas da Biosfera Lusófonas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP constitui um espaço privilegiado e permanente de diálogo, cooperação e afirmação da lusofonia, num setor determinante como é o desenvolvimento desejável para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais. 

A CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa foi criada em 1996, visando à promoção e divulgação do idioma. Inicialmente reuniu Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe; em 2002, contou com a adesão de Timor-Leste e, posteriormente, em 2014, Guiné Equatorial, atingindo assim cerca de 230 milhões de pessoas pertencentes a uma mesma comunidade linguística.

A Rede de Reservas da Biosfera Lusófonas – CPLP  assegura um processo contínuo de troca de experiências e desenvolvimento de iniciativas conjuntas de cooperação em torno da conservação da natureza e biodiversidade, investigação, apoio logístico e desenvolvimento económico e social, no quadro do Programa MAB da UNESCO, em sintonia com a Agenda 2030 e os ODS. Esta cooperação estende-se a áreas temáticas e operacionais nas quais o Programa MAB tem intervenção direta como nas Convenções sobre a Diversidade Biológica – CDB, na Convenção RAMSAR, nas plataformas sobre mudanças climáticas e o mar, entre outras.

A Rede de Reservas da Biosfera CPLP, liderada por Portugal, tem como objetivos específicos:

  • Promoção e apoio a novas candidaturas e estabelecimento de RB da UNESCO;
  • Reforço das competências técnicas e de gestão de RB;
  • Promoção e capacitação sobre o Programa MaB e as RB, em particular nos países que ainda não possuem qualquer RB;
  • Apoio técnico ao estabelecimento dos Comités MaB nacionais e às unidades de gestão das RB;
  • Promoção de um Fórum Permanente de Comunicação e Cooperação e suporte à rede Lusófona de RB;
  • Dinamização de ações conjuntas, partilha de experiências e transferência de conhecimento entre RB da CPLP, incluindo a procura conjunta de fontes de financiamento e apoio logístico.

Como ações prioritárias estão em preparação iniciativas como a criação de um roteiro de turismo sustentável para as reservas da biosfera da CPLP, a valorização das suas paisagens produtivas e o inventário dos serviços de ecossistemas.

Rede CaveMAB

A Rede CaveMAB foi criada pelo Programa MAB UNESCO em 2018. O 1º Encontro da Rede CaveMAB, ocorrido em 2021. O evento foi promovido pela UNESCO, pela Sociedade Mundial das Cavernas e Cárstico e pela Mammoth Cave Biophere Region no Estado de Kentucky -EUA para comemorar o Ano Internacional das Cavernas e do Cárstico e os 50 anos do Programa MAB. 

Participaram do Encontro 10 reservas da biosfera de 10 países e de quatro continentes. Existem mais de 150 países possuidores de cavernas, incluindo o Brasil que possui, somente na Região da Mata Atlântica, mais de 6700 cavernas. A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica RBMA vem identificado em base cartográfica específica a importância destas formações e ambientes no Brasil. 

As sete reservas da biosfera brasileiras (Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMAReserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – RBCV , Reserva da Biosfera do  Cerrado – RBCReserva da Biosfera do Pantanal – RBPReserva da Biosfera da Caatinga – RBCAReserva da Biosfera da  Amazônia Central – RBACReserva da Biosfera da Serra do Espinhaço – RBSE) que tem formações cársticas e cavernas aderiram, juntamente com a Rede Brasileira de Reservas da Biosfera, à Rede CaveMAB.