Reserva da Biosfera
da Amazônia Central

Extensão
Territorial

19.836.472
hectares

31
municípios

em
2 estados

Zona
Núcleo

4.467.734
hectares

Zona de
Amortecimento
e Conectividade
7.704.290
hectares

Zona de
Transição e
Cooperação

7.666.447
hectares

TERRITÓRIO DA RBAC

A Reserva da Biosfera (RB) foi aprovada em 2001 e localiza-se na região central do Estado do Amazonas, compreendendo as bacias dos rios Uatumã, Negro, Solimões, Japurá, Içá e Juruá, que incluem sistemas de águas negras e brancas com uma enorme diversidade de paisagens aquáticas e terrestres com uma extraordinária biodiversidade. A leste da Reserva encontramos as bacias hidrográficas negras dos rios Uatumã e Negro, este último o maior rio de águas negras do mundo com a segunda maior diversidade de peixes do Amazonas e os 2 maiores arquipélagos fluviais do planeta, Mariuá e Anavilhanas.

A região central e ocidental da Reserva contempla ambientes de água branca, ricos em nutrientes e sedimentos, que tornam esta porção do território uma das mais ricas e produtivas para a pesca, extração de plantas e agricultura, principalmente nas várzeas. Toda esta região está dentro de um imenso sistema hidrológico e ecológico que liga a região andina da Amazónia e os sistemas a jusante ao estuário amazónico.

A Reserva inclui o conjunto de Áreas Protegidas contínuas, formado pelo Parque Nacional do Jaú, pela Estação Ecológica de Anavilhanas, pelas Reservas Ecológicas do Rio Negro, Javari- Solimões e de Juami-Japurá, pela Reserva Biológica de Uatumã, pela Floresta Nacional de Tefé e pelas Reservas de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá e Amanã, entre outras de menor extensão territorial.

Principais Atividades na Área da Reserva

Ao longo de sua extensão encontramos cidades de diversos portes, que podem variar de uma dezena de casas a mais de dois milhões de habitantes, na cidade de Manaus.

Sua população apresenta uma grande diversidade cultural (ribeirinha, indígena e migrantes de outras regiões) e socioeconômica (que inclui pequenos produtores rurais, extrativistas e pescadores até grandes proprietários de terras e funcionários do Pólo Industrial de Manaus).

Extrativismo e turismo (ecológico comunitário e pesqueiro) são as principais atividades econômicas desenvolvidas principalmente nas Unidades de Conservação, como o Parque Nacional do Jaú e da  Reserva Mamirauá, e nas zonas de amortecimento da RBAC.

Características Ecológicas do Território

Esta reserva está localizada na região central do estado do Amazonas compreendendo as bacias dos Rios Uatumã, Negro, Solimões, Japurá, Içá e Juruá que incluem sistemas de água preta e branca com uma enorme diversidade de paisagens aquáticas e terrestres com a flora e fauna mais diversa do mundo.

A leste da Reserva encontramos as bacias de águas pretas dos rios Uatumã e Negro, este último o maior rio de águas pretas do mundo que possui a segunda maior diversidade de peixes da Amazônia e os dois maiores arquipélagos fluviais do planeta, Mariuá e Anavilhanas, esta última protegida por um Parque Nacional dentro dos limites da RBAC.

A região central e oeste da Reserva inclui ambientes de águas brancas, ricos em nutrientes e sedimentos que fazem desta porção do território uma das mais ricas e produtivas para a pesca, extrativismo vegetal e agricultura, principalmente nas várzeas, onde destacamos o RDS Mamirauá e seus sistemas de gestão.

Toda essa região está inserida em um imenso sistema hidrológico e biodiverso que conecta a região andina amazônica e os sistemas a jusante ao estuário amazônico.

Uma importante iniciativa é o apoio ao reconhecimento da importância estratégica da sabedoria das populações tradicionais para o conhecimento da diversidade biológica e dos seus diferentes usos, bem como a exploração económica dos produtos madeireiros através da gestão sustentável das áreas florestais e apoio à exploração da biodiversidade no domínio da bioprospecção e fomento da biotecnologia verde.

RBAC em Notícia

Confira as últimas notícias da Reserva da Biosfera da Amazônia Central

A Rede Brasileira de Reservas da Biosfera convida você para participar do evento paralelo...

O evento tem por objetivo mobilizar e criar condições para que a juventude Iberoamericana...

Fonte: oeco.org.br

Em um único ano, o país perdeu 16.557km² de vegetação nativa, área...

REDE BRASILEIRA DE JOVENS DAS RESERVAS DA BIOSFERA PARTICIPA DA 35ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO...

Publicação oficial do MAB/Unesco do TGBR-Guia Técnico para Reservas da Biosfera, aprovado pelo ICC-MAB...

Em seguimento ao Fórum sobre Biodiversidade da UNESCO, realizado em 24 de março, a...

Representantes das Reservas da Biosfera brasileiras estiveram reunidos nesta quinta-feira (21/09), no Ministério do...

Principais Figuras de Proteção

  • Mosaico de Áreas Protegidas do Rio Negro (13 unidades de conservação); 
  • Sitios Ramsar: PN Anavilhanas, RDS Mamirauá e Rio Negro 
  • Patrimonio Natural da Humanidade 
  • Corredor Central da Amazônia

 

Confira a seguir alguns documentos hitóricos da Reserva da Biosfera da Amazônia Central e links para contato:

PRESIDENTE
Eduardo Costa Taveira
E-mail: gabinete@sema.am.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/sema.amazonas
Site: http://www.meioambiente.am.gov.br/
Telefone: (92) 3659-1820/1822/1828

SECRETARIA EXECUTIVA: Fabricia Arruda
E-mail: seaga@sema.am.gov.br

PONTO FOCAL: Miqueias Santos de Souza
Email: rdsrionegro@sema.am.gov.br

Ponto Focal Suplente: Jaime Gomes Junior
Email: jrboanerge@hotmail.com