A vice-presidente e a secretária executiva da Reserva da Biosfera da Caatinga, Alecksandra Vieira e Débora Coelho participaram do primeiro seminário na Paraíba sobre o segundo Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (2º PAB BRASIL), nos dias 6 e 7 de março, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA-UFCG).
O evento é o início de uma série de encontros que se estenderão até junho, abrangendo dez estados do semiárido e quatro regiões do Brasil. Além disso, está programado um evento nacional para apresentar a síntese do plano no dia 17 de junho de 2024, em celebração ao Dia Mundial de Combate à Desertificação.
De acordo com Alecksandra Vieira, o momento foi propício para ampliar parcerias e mostrar os trabalhos desenvolvidos na conservação e restauração de ecossistemas degradados. “Foi um momento importante para avançar com propostas que serão incluídas no documento que busca reverter a perda de qualidade ambiental nos sistemas naturais”, afirmou.
O seminário teve ainda a participação de membros da sociedade civil, como movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, pesquisadores, setor privado e representantes dos governos estaduais e municipais.
Engajados, os presentes participaram de oficinas, debates, diálogos com os participantes, sessões plenárias, compartilhamento de experiências e trabalho em grupos temáticos para a elaboração de propostas e apresentações sobre o panorama da desertificação e da seca.