Bioma

CERRADO

“O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.

Considerado como um hotspots mundiais de biodiversidade, o Cerrado apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat. Do ponto de vista da diversidade biológica, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas. Existe uma grande diversidade de habitats, que determinam uma notável alternância de espécies entre diferentes fitofisionomias. Cerca de 199 espécies de mamíferos são conhecidas, e a rica avifauna compreende cerca de 837 espécies. Os números de peixes (1200 espécies), répteis (180 espécies) e anfíbios (150 espécies) são elevados. O número de peixes endêmicos não é conhecido, porém os valores são bastante altos para anfíbios e répteis: 28% e 17%, respectivamente. De acordo com estimativas recentes, o Cerrado é o refúgio de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos.” 

(Fonte: https://antigo.mma.gov.br/biomas/cerrado.html)

MapBiomas e a Transformação do Território Brasileiro

Os últimos levantamentos de pesquisadores do MapBiomas na região do Cerrado alertam que  “A Agropecuária cresce 258% no Matopiba desde 1985 e ocupa área maior que o Amapá. A Bahia quintuplicou área para cultivo em 36 anos e o Piauí triplicou área agrícola desde o final dos anos 1990; Tocantins e Maranhão são os estados que mais perderam vegetação nativa na última década. O Matopiba, região de Cerrado que abrange os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, mais que dobrou a área destinada à agropecuária nos últimos 36 anos. Em um aumento de 258%, passou de 5,6 milhões de hectares para 14,6 milhões de hectares destinados à atividade, área superior a do estado de Amapá.                                                                                                                        

Além dos números, as imagens de satélite mostram os impactos da intensificação do desmatamento e da atividade agropecuária. Campeã no aumento relativo da área de agricultura no Cerrado, a Bahia quintuplicou esse tipo de uso do solo de 1985 a 2020. Já o Piauí triplicou a área agrícola no trecho do bioma a partir do final da década de 1990. Tocantins sofreu a maior perda de vegetação nativa do Cerrado nos últimos dez anos (1,11 milhão de hectares), seguido de Maranhão (890 mil ha).” 

De 1985 a 2020 o Cerrado perdeu 19,8% de sua vegetação nativa, ou 26,5 milhões de ha, que equivalem a uma área maior que a do Piauí. A expansão da agropecuária no bioma no mesmo período é quase complementar: foram 26,2 milhões de hectares destinados à atividade. Atualmente, a agropecuária ocupa 44,2% do Cerrado.

Uma das novidades da Coleção 6 do MapBiomas é a inclusão da nova classe de áreas úmidas do Cerrado, como campos úmidos, veredas, savanas, parques e brejos, que representam 2,5% dos remanescentes. Também esses ambientes têm sofrido transformações: foram 582 mil hectares suprimidos desde 1985, ou 10,3% de perda das áreas alagadas. Dessa área convertida, 61% foram destinados à agropecuária, especialmente pastagem, e 32% viraram outro tipo de vegetação, como campo, savana e até floresta.”                                                                                                       

(Fonte: https://mapbiomas.org/agropecuaria-cresce-258-no-matopiba-desde-1985-e-ocupa-area-maior-que-o-amapa)

Materiais do MAPBIOMAS

Confira os principais destaques do Cerrado sobre Cobertura e Uso da Terra de 1985 à 2020

Conheça os Biomas Brasileiros

AMAZÔNIA

É o maior bioma do Brasil e abriga mais de 2.500 espécies de árvores e 30 mil de plantas.
Saiba Mais...

CAATINGA

Ocupa dez estados brasileiros, abriga 1.487 espécies de fauna e e 27 de milhões de pessoas.
Saiba Mais...

CERRADO

Detém 5% da biodiversidade do Planeta e reconhecida como a savana mais rica do mundo.
Saiba Mais...

MATA ATLÂNTICA

Cerca de 15% do território é coberto pelo bioma reconhecido como Patrimônio Nacional.
Saiba Mais...

PAMPA

Contempla paisagens naturais variadas, de serras a planícies, de morros rupestres a coxilhas.
Saiba Mais...

PANTANAL

É considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta.
Saiba Mais...