RB em Notícias

Confira as notícias sobre a Rede e suas Reservas da Biosfera

AJUDE JOVENS BRASILEIROS A ARRECADAREM RECURSOS PARA DEFENDER O MEIO AMBIENTE DO BRASIL EM EVENTO INTERNACIONAL.

13/10/22 | Notícias, RB Regionais e Territoriais

O evento tem por objetivo mobilizar e criar condições para que a juventude Iberoamericana assuma o protagonismo nas discussões da luta socioambiental, na promoção do conhecimento, a prática e os valores humanos para harmonizar as relações entre as populações e o meio ambiente em todo o Planeta.

Entre os dias 01 e 03 de novembro de 2022 acontecerá o II Fórum de Jovens da Rede IberoMaB. O evento, organizado pelo Secretariado do Programa MaB da UNESCO (Paris) em conjunto  com os escritórios da UNESCO em San José e Montevidéu, o Comitê Nacional MaB da Costa Rica e a Reserva da Biosfera da Água e da Paz, discute oportunidades de desenvolvimento sustentável para a juventude que vive, trabalha e estuda nas Reservas da Biosfera, espaços de conservação reconhecidos pela UNESCO e pela legislação ambiental brasileira. 

Sendo assim, a Rede Brasileira de Jovens das Reservas da Biosfera inscreveu uma delegação de 03 jovens para representar a nossa juventude nesse importante encontro, que acontecerá na Reserva da Biosfera Água e Paz – Costa Rica, e portanto, precisa de fundos para viabilizar suas passagens aéreas e outras despesas.

Por que é importante?

Estamos em um momento singular da história onde enfrentamos a séria perspectiva de extinção da espécie, devido ao impacto das atividades humanas na biosfera. Os jovens são chaves centrais nas lutas socioambientais, e suas atuações, locais e globais, têm sido decisivas em áreas como educação, defesa ambiental e dos direitos humanos. A atuação e criação de redes de jovens tem sido uma ferramenta importante e inclusiva que transforma e dá espaço de voz e atuação para a juventude. 

Quem somos nós?

A Rede Brasileira de Jovens das Reservas da Biosfera.

Somos jovens brasileiros e estamos distribuídos ao longo dos diferentes Biomas do Brasil, representando as Redes de Jovens das Reservas da Biosfera da Mata Atlântica, do Pantanal, da Caatinga, da Amazônia Central, do Cinturão Verde de São Paulo, da Serra do Espinhaço e do Cerrado. Assim constituímos a Rede Brasileira de Jovens das Reservas da Biosfera, composta em sua diversidade por jovens, mulheres, homens, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, mães e pais, pesquisadoras e pesquisadores, pertencentes à movimentos socioambientais, estudantes, povos originários e comunidades tradicionais, que compartilham em comum as lutas contra as mudanças climáticas, insegurança alimentar, injustiça socioambiental, racismo ambiental e a falta de maior espaço de atuação e voz para os jovens da América Latina e Caribe na luta socioambiental. 

Por que apoiar nossa delegação?

Porque representatividade importa!

O Brasil é um país de dimensões continentais, formado por 6 biomas que abrigam uma imensa diversidade não apenas biológica, mas social, cultural, econômica, paisagística… não por acaso somos contemplados por 7 Reservas da Biosfera. Neste sentido, acreditamos que a vastidão do nosso território demanda uma representação minimamente equivalente. Por isso, estamos nos mobilizando para enviar três representantes, de três Reservas da Biosfera diferentes, buscando levar com a nossa delegação um pouquinho da diversidade que forma o nosso país. Com tantas realidades, refletidas em diferentes problemáticas e peculiaridades, apenas unindo os olhares e as mentes das diferentes regiões do país teremos como resultado uma participação o mais correspondente possível à realidade que enfrentamos e capaz de atender aos desafios com propostas condizentes e coerentes.

Conheça nossa delegação:

Como você pode ajudar? 

Colabore doando através da chave PIX E-mail: contatorbjrb@gmail.com (Melissa Souza Branco, Banco Cora, CNPJ: 29.422.587/0001-09). Para custear a participação de três jovens da Rede Brasileira das Reservas da Biosfera no II Fórum de Jovens da Rede IberoMaB.  

Nossa meta é captar mais R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para viabilizar a participação da delegação completa com todos os jovens. 

Vamos celebrar. Os investimentos necessários para participação da primeira inscrita, serão pagos integralmente pela UNESCO.

Contamos com sua contribuição, com qualquer quantia, para atingirmos a meta de doações da campanha e garantir a participação dos demais jovens brasileiros no evento.  

Vale deixar claro que caso não consigamos atingir a meta integral da campanha ou oficializar a inscrição do quarto jovem indicado, os recursos serão utilizados em outras ações da RBJRB. 

Ajude também com a divulgação, compartilhe na sua rede.

Gratidão. 

Aho. 

Shares

Últimas Notícias

A Reserva da Biosfera da Caatinga, a superintendência do IBAMA-RN e o Governo do...

A presidência da Reserva da Biosfera da Caatinga participa do Encontro de Integração da...

A vice-presidente e a secretária executiva da Reserva da Biosfera da Caatinga, Alecksandra Vieira...

Com grande entusiasmo, apresentamos o programa UNESCo MAB Youth Networks e anunciamos a abertura...

A convite do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) o Conselho...

Anunciamos com satisfação o lançamento do 2º Boletim Informativo da Rede de Biosferas da...

A Rede Brasileira de Reservas da Biosfera convida você para participar do evento paralelo...

A Fundação Araripe representando a Reserva da Biosfera da Caatinga se reuniu com o...

O diretor técnico da Fundação Araripe, Francisco Campello, enquanto presidente da Reserva da Biosfera...


A Fundação Araripe, à frente da Reserva da Biosfera da Caatinga (RBC), juntamente com...

Agenda RB

Confiraos próximos eventos da Rede Brasileira e suas Reservas da Biosfera