A convite do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) o Conselho da Reserva da Biosfera da Caatinga (RBC) participou do Seminário Nacional de Atualização do PAN Brasil, em Recife, nos dias 30 e 31 de janeiro. O evento é organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), através do Departamento de Combate à Desertificação, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Instituto Nacional do Semiárido (INSA).
A Conselho é representado pelo presidente, Francisco Campello, pela vice-presidente, Alecksandra Vieira, a secretária executiva, Débora Coelho e pelo membro da equipe de apoio Nordeste do Serviço Florestal Brasileiro , João Arthur Soccal, além da ex-presidente, Alexandrina Sobreira.
Francisco Campello falou sobre a participação do Conselho da RBC no seminário. “Estamos participando de ações para o fortalecimento de políticas públicas visando assegurar a estratégia de implementação da Reserva. O plano trata das áreas protegidas, das Unidades de Conservação, da promoção do uso sustentável da caatinga, que são os preceitos básicos da Reserva da Biosfera. Paralelo a essa iniciativa tem a educação para criar a consciência ambiental”, explicou Francisco.
Este ano de 2024 o Plano completa 20 anos de criação. O PAN Brasil foi elaborado para atender ao compromisso assumido pelo Governo Brasileiro de seguir as diretrizes da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (UNCCD), resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio 92.