RB em Notícias

Confira as notícias sobre a Rede e suas Reservas da Biosfera

Especialistas discutem Reservas da Biosfera

21/09/17 | Eventos, Iberomab, Ministério do Meio Ambiente, Notícias, Programa MaB, RB Regionais e Territoriais, UNESCO

Representantes das Reservas da Biosfera brasileiras estiveram reunidos nesta quinta-feira (21/09), no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, para a 10ª Reunião Ordinária da Comissão Brasileira do programa O Homem e a Biosfera (Cobramab).

O programa, coordenado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) é a instância que define as reservas da biosfera em todo o mundo. Elas são áreas de ecossistemas terrestres e marinhos reconhecidas internacionalmente como importantes para a conservação da biodiversidade e para o desenvolvimento sustentável.

A abertura da reunião contou com a presença do secretário de Biodiversidade do Ministério, José Pedro de Oliveira Costa, e do diretor do Departamento de Áreas Protegidas, Warwick do Amaral Manfrinato. Participaram representantes das Reservas da Biosfera da Amazônia Central, Caatinga, Cerrado, Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, Mata Atlântica e Serra do Espinhaço, de órgãos governamentais, entidades ambientalistas, científicas e da sociedade civil.

Na pauta, discussões sobre o andamento de grupos técnicos no âmbito da Comissão, sobre a criação de novas unidades de conservação relacionadas às reservas da biosfera, estratégias adotadas para o cumprimento das recomendações da Unesco sobre a RB do Cerrado e sobre estratégias de comunicação que podem potencializar o uso das reservas e a internalização do conceito por todos os brasileiros.

CONECTIVIDADE DE PAISAGENS

José Pedro destacou a importância das reservas para a execução de outras políticas públicas que preveem a conservação da biodiversidade como o projeto Conectividade de Paisagens. Ele também fez um apanhado das discussões levadas pelo Brasil ao 4º Congresso Internacional sobre Áreas Marinhas Protegidas (Impac4) em La Serena-Coquimbo (Chile) e das políticas implementadas pelo ministério na área de biodiversidade.

“Tivemos conquistas importantes como a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e a designação de dez novas áreas úmidas como Sítios RAmsar”, exemplificou. Para Warwick Manfrinato, a reunião da Cobramab demonstra o êxito da estratégia da atual gestão do MMA em incentivar o diálogo e o trabalho em rede.

De acordo com o oficial de projeto da Unesco, Massimiliano Lombardo, a reunião do Cobramab é importante para que cada membro se atualize sobre o atual estágio de implementação do Programa MaB no Brasil. “O elemento central do programa no mundo são as reservas da biosfera. No país são sete em quase todos os biomas, exceto os Pampas. Elas são áreas que geralmente incluem unidades de conservação, têm seu próprio zoneamento territorial e são importantes porque protegem ecossistemas. Desenvolvem a função de conservação da biodiversidade mas são inovadoras ao incluir a questão do desenvolvimento sustentável”, afirmou.

VITÓRIA-TRINDADE

Na reunião foi apresentado um estudo para a candidatura do que pode vir a ser a primeira Reserva da Biosfera Marinha do Brasil, Vitória-Trindade, no Espírito Santo. E ainda uma pesquisa que indica estratégias de comunicação viáveis para aproximar o país das reservas da biosfera e sua importância.

“É preciso haver conectividade entre os atores envolvidos”, disse o jornalista Aldem Bourscheit. Para ele, a implementação de planos de comunicação é importante. “Mas mesmo quando não há recursos é possível realizar ações simples e sem custos como o uso de redes sociais e a disseminação orgânica das informações”, afirmou.

A reunião faz parte de uma série de eventos com o objetivo de compartilhar experiências e ações entre as reservas, que começou nesta quarta-feira (20/09) e se encerra na sexta (22/09), com a realização do Simpósio Reservas da Biosfera Brasileiras – Parcerias e Ações Transformadoras, no Jardim Botânico de Brasília.

Por WALESKA BARBOSA
https://www.gov.br/mma/pt-br/noticias/noticia-acom-2017-09-2570


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br

Shares

Últimas Notícias

A Reserva da Biosfera da Caatinga, a superintendência do IBAMA-RN e o Governo do...

A presidência da Reserva da Biosfera da Caatinga participa do Encontro de Integração da...

A vice-presidente e a secretária executiva da Reserva da Biosfera da Caatinga, Alecksandra Vieira...

Com grande entusiasmo, apresentamos o programa UNESCo MAB Youth Networks e anunciamos a abertura...

A convite do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) o Conselho...

Anunciamos com satisfação o lançamento do 2º Boletim Informativo da Rede de Biosferas da...

A Rede Brasileira de Reservas da Biosfera convida você para participar do evento paralelo...

A Fundação Araripe representando a Reserva da Biosfera da Caatinga se reuniu com o...

O diretor técnico da Fundação Araripe, Francisco Campello, enquanto presidente da Reserva da Biosfera...


A Fundação Araripe, à frente da Reserva da Biosfera da Caatinga (RBC), juntamente com...

Agenda RB

Confiraos próximos eventos da Rede Brasileira e suas Reservas da Biosfera