Entre os dias 11 e 14 de abril de 2023, a Rede Brasileira de Reservas da Biosfera (RBRB), a Rede Brasileira de Jovens das Reservas da Biosfera e a Unesco realizaram uma oficina de planejamento participativo em São Paulo. O objetivo foi reforçar o funcionamento, a estrutura e a visibilidade das Reservas da Biosfera em nível local, nacional e internacional, com vistas à elaboração de um plano de ação conjunto entre a Unesco e a RBRB.
No primeiro dia do evento (11/04), os participantes foram recebidos com um coquetel de boas-vindas. No segundo dia (12/04), ocorreu a cerimônia de abertura, mediada por Luis Alberto Bucci, que apresentou as personalidades que discursaram na referida cerimônia. Foram elas Clayton Ferreira Lino, Diretor de Cooperação Internacional da RBMA/RBRB, María Rosa Cardenas Tomazic, representante da Secretaria Geral do Programa Mab (Paris), Glauco Kimura, representante da UNESCO Brasil e Sérgio Augusto Domingues, Coordenador da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera.
Ao longo do evento, foram definidos os principais objetivos para o fortalecimento da governança das Reservas da Biosfera Brasileiras. Entre eles, elaborar um plano de trabalho de dois anos, identificar os objetivos principais a serem aplicados para toda a RBRB de forma geral, reativar o Comitê Nacional MaB (COBRAMAB), firmar a realização do III Fórum de Jovens IberoMab em novembro de 2024 e criar parcerias para captação de recursos.
Às 7 reservas da Biosfera Brasileiras tiveram um espaço para apresentação e atualização de suas ações e as pessoas presentes na oficina foram divididas em grupos de trabalho com objetivo de levantar as questões chave e os objetivos que definirão o plano de ação como uma ferramenta básica. No terceiro dia (13/04), realizou-se a construção efetiva do plano de ação para o período de dois anos, que foi definida em eixos, objetivos, ações, prazos e responsáveis. E o último dia (14/04) foi destinado para firmamento do compromisso de realização do III fórum de jovens IberoMAB na Bahia em 2024 e dessa forma, foi instituída a comissão organizadora e também debatido as questões logísticas do evento, acerca do número de participantes e outros detalhes para organização do encontro.
A oficina contou com a presença de gestores de Reservas da Biosfera brasileiras, um representante dos jovens de cada Reserva da Biosfera, UNESCO Brasil e Secretaria do Programa o Homem e a Biosfera MaB (Paris), além de outros convidados. A oficina foi essencial para fortalecer a governança das Reservas da Biosfera Brasileiras e torná-las mais visíveis para o público em geral, marcando a retomada das ações a nível nacional e estruturando as ações prioritárias para os próximos dois anos.